Hora de se Reinventar!

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E já se vão mais de 20 anos que trabalho de alguma forma com comunicação e sabe de uma coisa? Nunca perdi o brilho no olhar. Quem me conhece sabe que sou uma entusiasta no sentido mais amplo da palavra e que optei pelo jornalismo justamente porque amo o potencial  de um discurso claro e transparente.

O mundo está mudando e o mercado de comunicação corporativa segue este mesmo ritmo, que eu chamo de “velocidade matrix”. Aliás, a maior parte das áreas, especialmente as ligadas à tecnologia e à informação, estão exigindo de nós uma nova postura e muito mais ritmo. Como diria a minha saudosa vozinha, “quem não andar logo vai perder o bonde”. Neste cenário torna-se cada vez mais importante nos reinventarmos, assunto do post de hoje, o primeiro aqui do site.

Relacionei 5 dicas de comunicação 3.0 ou seja, uma comunicação centrada na relação, interatividade e conectividade das pessoas com as mídias, com as coisas e vice-versa.

1. Mantenha sempre o sorriso no rosto e na voz, isso mesmo, fale com seu cliente ou colega de trabalho com clareza e transmita energia sendo sempre você mesmo, ou seja, respeitando as caraterísticas de sua personalidade.

2. Olhe nos olhos para falar: se tem uma coisa que realmente me incomoda é ir a um evento e as pessoas simplesmente “arremessarem” seus cartões de visita, sem sequer dar um simples “bom dia, eu sou o “fulano, trabalho na empresa x”… Então, por favor, procure fazer diferente, ou seja, olhe no olho e estabeleça um contato que vá além de a simples troca de informações; certamente, você colherá mais frutos para você e para a marca que você está representando.

3. Pratique uma das hashtags mais postadas nas redes sociais atualmente, a Gratidão. Isso mesmo, diga “obrigado”, “por favor”, desculpas... palavras simples que valem muito.

4. Elogie o seu colega de trabalho, sem falsidades ou puxa-saquismos, mas, se merecer, simplesmente elogie; e não é por vaidade não, mas para motivá-lo a fazer cada vez melhor, afinal, com a gente acontece igual, não é mesmo?

5. Mesmo que não concorde, escute: gente, esta parte sempre foi um desafio para mim, eu quase me contorcia quando ouvia alguma bobagem no trabalho ou uma solução surreal para um problema real. Mas, acreditem, estou “curada”, e não necessariamente porque as pessoas passaram a falar somente sabedorias ou mesmo coisas que eu quisesse escutar, mas porque passei a me colocar no lugar delas e, muitas vezes, aquele espaço em que a pessoa está viajando na maionese é justamente o momento que ela tem a oportunidade de dar a sua opinião ou, então, você é um cara tão legal que ela fala porque se sente muito a vontade ao seu lado…é claro que você também poderá expor a sua opinião na sequência, o que estou falando aqui é de empatia, como os californianos costumam sempre dizer “put yourself in other people’s shoes”, que, literalmente quer dizer “coloque-se no sapato dos outros”!

Fique a vontade para deixar seu comentário aqui e também dizer que assuntos de comunicação você gostaria de ler. Namastê!

 

Publicado por

VillaReal Comunicação Integrada

VillaReal Comunicação Integrada, consultoria especializada em Planejamento Estratégico de Comunicação e Clima Organizacional

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