Antes de um cliente tem um ser humano

Cliente Satisfeito Volta
Dicas de como melhorar a Qualidade do atendimento aos clientes

Quando se pensa em cliente qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça? Se a sua resposta foi relacionamento você já está na frente de muitos concorrentes. Isto porque, se pensarmos nos clientes como parceiros e não mero provedores do nosso negócio, a tendência será que as transações ocorram de forma natural e sustentável, ou seja, beneficiando a ambos os lados.

E, como anda a sua preocupação com os clientes já conquistados, você tem mantido contato com eles ou anda focado apenas na prospecção? Neste caso, apesar de ser importante atrair novos clientes em potencial, é preciso fidelizar os antigos, afinal fazer com que eles retornem e efetuem uma nova compra muitas vezes é mais desafiador que concretizar uma venda. Em ambos os casos, uma coisa é certa, a qualidade do atendimento é fator fundamental, responsável na maioria das vezes pela reputação da marca somada a outros fatores.

E a frequência da comunicação com seus clientes tem sido de qualidade?

Lembre-se, é fundamental prestar um bom atendimento aos clientes, primando sempre pela qualidade. Procure fazer visitas sempre que possível, responda com agilidade e precisão e utilize as palavras corretas, pois, apenas desta forma, você estabelecerá relacionamentos sólidos. Ainda em relação à comunicação, se a sua empresa está presente nas mídias sociais, não importa se através de blogs ou microblogs, como o Twitter, Facebook,YouTube, Flickr,SlideShare, Vimeo etc faça sempre postagens e trabalhe conteúdos de qualidade e que agreguem valor ao seu público. Busque informações sobre o que seus clientes gostariam de ver e atenda a esta demanda posicionando a sua marca à frente dos seus concorrentes.

Lembre-se, dentre outros fatores, para conquistar clientes é preciso entender o mercado, preparar um bom plano de ação, outro de comunicação e ter muita resiliência para não desistir, adaptando-se às mudanças. Desta forma nem a volatilidade do mercado nem o imenso volume de dados do mundo digital irão sobrecarregá-lo.

E você já parou para pensar o que está fazendo para se diferenciar perante seus clientes e concorrentes?  Como já diz um grande executivo com quem trabalhei, Hilgo Gonçalves, “atrás de todo cliente tem um ser humano” que deseja ser encantado e, para isto, só há uma palavra-chave: QUALIDADE!

Um Tsuru me contou…

Fique ligado, nosso próximo post será sobre como Comunicação de Qualidade. Até mais!

 

 

 

 

Publicado por

VillaReal Comunicação Integrada

VillaReal Comunicação Integrada, consultoria especializada em Planejamento Estratégico de Comunicação e Clima Organizacional

4 thoughts on “Antes de um cliente tem um ser humano”

  1. Gosto de sua maneira simples de se expressar, de fácil entendimento, tornando a leitura agradável, que atinge a qualquer nível de leitor.

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