O que te faz feliz?

fullsizerender-1

Dia desses conversando com meu sobrinho adolescente, sobre felicidade, perguntei o que o fazia feliz. A resposta veio de forma simples e na mesma velocidade com que a informação circula hoje em dia: “Estar com os meus amigos”, disse. Já quando ele me fez a mesma pergunta, eu (parte de uma geração “um pouco” mais antiga, que pensa umas 2 ou 3 vezes antes de falar -rs), disse que felicidade para mim tem a ver com fazer os outros felizes, incluindo a família, os amigos e o trabalho. Ryan perguntou: “O trabalho tia?”…

Isso mesmo, o trabalho! Se fizermos uma busca rápida na internet, encontraremos algumas pesquisas que mostram que pessoas felizes, satisfeitas e equilibradas no trabalho rendem mais. Além disto, a FIB* (Felicidade Interna Bruta) reduz a rotatividade de funcionários e atrai e retém talentos, o que possibilita inovar, criar e obter um desempenho acima da média da concorrência.

Então, a pergunta agora é, o que deixa uma pessoa feliz no ambiente de trabalho? É claro que são inúmeras as possibilidades de respostas para esta questão, mas, ao longo da minha carreira como executiva de comunicação de grandes empresas, trabalhando alí bem do lado do RH, pude perceber que para ser feliz no ambiente de trabalho são necessários alguns ingredientes básicos. Listei abaixo 5 deles, que ao meu ver, são os principais:

– Desafios: porque sem eles nos sentimos desmotivados e temos poucas possibilidades de demonstrar todo nosso potencial. “Ter desafios é o que faz a vida interessante e superá-los é o que faz a vida ter sentido”( Joshua J. Marine).

– Comunicação: como já disse Lewis Caroll, em “Alice no país das Maravilhas”: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. É preciso, portanto,   ter uma comunicação clara, estratégica, em que funcionários e clientes sejam informados sobre tudo que envolve a marca e que de alguma forma possa impactar suas vidas.

– Um bom clima organizacional: cada dia que passa torna-se mais importante ter um ambiente empresarial em que discurso e prática sejam compatíveis. Ter propósito e saber que os colaboradores o identificam e agem de acordo, garantem grau de envolvimento, motivação, resultados e tudo o que impacta na sua relação com o cliente e com o mercado.

– Oportunidades claras de crescimento: em um ambiente corporativo a carreira é um dos grandes desafios, afinal, sem perspectivas, acabamos tomando outros rumos e todo o investimento de ambas as partes pode ir por água abaixo.

Saúde financeira: porque uma vida financeira equilibrada, sabendo quanto eu tenho e quanto posso gastar, faz com que cheguemos ao final do mês com as contas em dia. Atualmente, mesmo com a crise econômica, ainda vemos poucas empresas realmente investindo em educação financeira no Brasil. Ao meu ver, ensinar o valor do dinheiro deveria ser uma premissa em todas as organizações. Como diria um CEO com quem tive a grata oportunidade de trabalhar, “educação financeira deveria ser ensinada desde a escola, com isto todos ganhariam, é um ciclo virtuoso”. Além disto, quando estamos livres deste tipo de preocupação, a tendência é produzirmos mais e melhor.

Consultores, pesquisadores e profissionais que se dedicam ao estudo das relações de trabalho afirmam que o maior diferencial dentro das empresas que deverão se manter competitivas no mercado nos próximos anos é “essa tal” felicidade, ou seja, um ambiente de trabalho saudável, equilibrado, positivo e harmonioso! E você, já parou para pensar, o que te faz feliz? Conte aqui para a gente. Eu hoje fico por aqui. Aproveite essa e mais dicas em http://villarealcomunicacao.com.br. Acompanhe nossas páginas no Facebook https://www.facebook.com/villarealcomunicacao e                     Instagram @Villarealcomunicacao

Um abraço e até a próxima!                                                                   Rosângela Villa-Real                                                                               Jornalista e Consultora de Comunicação e Cultura Organizacional

*FIB: indicador que mede o progresso de uma comunidade/nação. http://www.felicidadeinternabruta.org.br

 

 

 

Publicado por

VillaReal Comunicação Integrada

VillaReal Comunicação Integrada, consultoria especializada em Planejamento Estratégico de Comunicação e Clima Organizacional

7 thoughts on “O que te faz feliz?”

  1. Ola Ro!!! Tudo bem o que me faz feliz em meu ambiente de trabalho? É saber que podemos contar com as pessoas que trabalhamos, amizade e ver que as pessoas que você confiou ,teve exito , e te deu retorno, mas ainda falta muito sobre o lado humano .. muita cobrança por resultados, mesmo quando não tem suporte .. mas é assim mesmo ..beijos .

    1. Oi Flávio, sim, é invcrível que mesmo falando-se tanto na importância de uma comunicação humana, ainda tenhamos tantos desafios com isto, né? Mas este é realmente o caminho e, por mais que nem sempre colhamos o que realmente esperamos (e, inclusive, mereçamos), o que importa é seguirmos tentando e nunca, jamais desistirmos, ne? Grande abraço!

  2. o que me faz feliz?? contribuir com o crescimento e a felicidade do outro! isso me deixa na pilha total!! isso é trabalhar naquilo que amo e que faz sentido pra mim!
    Concordo com você que Saúde financeira traz felicidade e deveria ser ensinada desde sempre aos pequenos!!

    1. Maria José, que felicidade encontrá-la também por aqui e, sabe o melhor? é que o que te deixa feliz faz parte justamente do negócio que você acabou criando como propósito de vida. Belíssimo este trabalho de ensinar finanças tanto para o nosso grupo de empreendedoras, quanto para todos que estão ávidos a aprenderem. Por mais “Sommos” no mundo, especialmente em nosso imenso Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *