Empoderamento feminino: mito ou realidade?

fullsizerender

Nessas minhas andanças pelo Brasil tenho conhecido dezenas de empreendedores dos mais diferentes perfis. Quando os encontros são entre as mulheres, inclusive no meu grupo Colegiada de Empreendedoras, uma espécie de mantra ecoa pelos salões: “Empoderamento Feminino”. Curioso que mesmo com linda sonoridade e significado* – que descobri recentemente –, a expressão ainda gere incômodos e cause polêmica, mesmo no universo feminino. Independente disto, o meu objetivo aqui é apenas dividir com vocês como essas palavras entraram na minha vida e que resultados estou tendo com isto.

Até bem pouco tempo, eu achava que a palavra “Empoderamento” tivesse virado um desses vícios de linguagem e se aproximado de um mito urbano, de caráter simbólico. Como quebrar paradigmas nunca foi problema para mim, vi que estava errada e dei “meia-volta volver”. Esta grande descoberta ocorreu na última semana durante o Fórum da Rede de Mulheres Empreendedoras (RME), que reuniu mais de 1000 participantes de todo Brasil com o intuito de conhecer mais e debater sobre o empreendedorismo feminino no país.

A experiência foi tão legal que eu realmente gostaria de desconsiderar todas as regras de marketing digital sobre número de caracteres em blogs para extravasar a minha gratidão falando aqui de cada uma das grandes mulheres que estavam por lá, tanto as meninas do RME-RJ, grandes parceiras, como as que conheci durante as palestras, cafés e até na fila do banheiro, mas como em casa de ferreiro espeto não pode ser de pau, vou tentar resumir algumas dessas lindas histórias que me ajudaram a desmistificar o empoderamento feminino.

Semayat Oliveira: A energia e crenças desta jovem ativista negra da periferia de São Paulo são contagiantes. Semayat me fez repensar nos desafios das mulheres que empreendem sozinhas para sustentar suas famílias e do pouco espaço profissional que mulher negra ocupa na sociedade contemporânea. Mas seu ponto alto de empoderamento feminino foi na fala sobre mudança de mindset da sociedade “….Mesmo que todos quisessem e tivessem condição de sair das periferias para morar em lugares mais centrais, isto não seria possível, pois não haveria espaço. É preciso levar qualidade de vida, saúde, serviços até a periferia e não insistir na crença de que devemos sair de lá”.

Gabriela Shapazian, 16 anos: ao acompanhar pelas redes sociais o drama dos milhares de refugiados sírios que deixavam o país em direção à Grécia em pequenas embarcações pelo Mediterrâneo, Gabriela contou que ela a mãe decidiram vender flores no semáforo de São Paulo, nascia aí o projeto Flores para os Refugiados, que reserva parte do dinheiro arrecadado para que a adolescente possa usar na assistência aos refugiados na Grécia. Quem não viu empoderamento feminino aí que atire a primeira pedra.

Além delas, não posso deixar de mencionar grandes executivas que estão fazendo história neste país, como Luiza Trajano (Magazine Luiza), Chieko Aoki (Blue Tree Hotel), Sônia Hess (Dudalina) e Ana Fontes, jornalista dona de uma bela história que começa no nordeste do nosso país e invade todo o Brasil nos enchendo de esperança e nos unindo, através de sua ideia brilhante de criar a RME e fazer eventos cheios de causa como este, que me encheu de orgulho e emoção. Claro que essas são apenas algumas dentre as milhares de histórias de mulheres empreendedoras ou não, que nos inspiram dia-a-dia e nos empoderam. Empoderamento feminino é simplicidade, justiça, eficiência, sustentabilidade etc. Eu hoje me sinto realmente empoderada da minha eterna crença de que educação e comunicação realmente transformam.

Eu hoje fico por aqui. Deixe seu comentário, compartilhe a sua história ou de mulheres que você considera vencedoras, empoderadas. Até mais!

http://www.onumulheres.org.br/referencias/principios-de-empoderamento-das-mulheres/

Membros do Rede Mulher Empreendedora Rio de Janeiro entre a idealizadora Ana Fontes (de preto à esquerda) e a embaixadora do Rio Andréa Carvalho (de branco à direita, próxima a letra M).
Membros do Rede Mulher Empreendedora Rio de Janeiro entre a idealizadora Ana Fontes (de preto à esquerda) e a embaixadora do Rio Andréa Carvalho (de branco à direita, próxima a letra M).

 

Publicado por

VillaReal Comunicação Integrada

VillaReal Comunicação Integrada, consultoria especializada em Planejamento Estratégico de Comunicação e Clima Organizacional

4 thoughts on “Empoderamento feminino: mito ou realidade?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *