“Traz Bombril”

Quase 7h da noite… eu num superengarrafamento voltando de uma reunião e fazendo uma lista mental de tarefas do dia seguinte porque a bateria do celular está no final, quando recebo uma ligação que fortalece a minha crença do poder de uma marca, seja ela de produtos, serviços, pessoal…

Do outro lado da “linha” (usando uma expressão assim bem retrô e provocativa mesmo), meu namorado diz que passou no mercado a caminho de casa e pergunta se quero algo…como amanhã é dia de faxina, falo rapidamente uns 5 ou 6 produtos que me vêm à mente, entre eles…“Bombril”. Como ele é gringo, não entendeu do que se tratava assim logo de primeira (nem de segunda…) e, antes que eu pudesse explicar, a bateria acabou. Já havia me dado por vencida, quando, ao chegar em casa, me deparei com o bendido pacotinho amarelo e vermelho na sacola. Meu namorado me contou que repetiu para o funcionário do mercado o que achava que havia escutado e que, prontamente, foi ajudado; logo em seguida me questionou porque eu não havia sido direta e pedido esponja de aço. Daí, eu expliquei para ele que aqui no Brasil chamamos assim e que todos entendem; como ele também é de marketing,emendamos num papo sobre o poder de uma marca, que quando é forte, não sai da cabeça do consumidor. Ele me contou que, no Peru, por exemplo, não costuma-se falar sorvete e sim, D’Onofrio (marca mais conhecida do produto por lá). Na sequência, entramos num papo mais específico de marca pessoal como sendo nosso maior ativo e de de devemos estar atentos a nossa imagem e transmitir a verdade através dela. Como a conversa deu pano para manga, compartilho com vocês para reflexão algumas perguntas fundamentais para o posicionamento de uma marca:

✅ A sua marca (seja ela pessoal ou profissional) tem refletido quem você realmente é e acredita?

✅  Através da sua marca (ou a que você representa), as pessoas conseguem perceber seus valores (crenças, competências, talentos, inspirações etc)?

✅ A sua marca gera respeito e admiração?

✅ Reforçando, a sua marca fala a verdade, é transparente na comunicação com seu público?

Resumindo o artigo desta semana: eu, meu namorado, você, o D’Onofrio e a Bombril temos ao menos uma coisa em comum…todos somos marcas! 

Rô Villa-Real é jornalista,especialista em endomarketing, comunicação corporativa e desenvolvimento de lideranças.

 

 

 

 

 

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VillaReal Comunicação Integrada

VillaReal Comunicação Integrada, consultoria especializada em Planejamento Estratégico de Comunicação e Clima Organizacional

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