Transição de Carreira: você tem que estar preparado

Hora de aprender
Com meu professor e colegas na “Sala Mundo”- Califórnia

“15 de maio de 2014, meu coração bate mais forte do que o de costume e uma inquietação toma conta de mim.”… assim começa o livro que estou escrevendo, que fala não só sobre a minha transição de carreira como de experiências de vida. Era exatamente assim que me sentia no meu último dia de trabalho em uma grande corporação onde passei quase 10 anos, ou melhor, boa parte da minha vida, e construí muito do que sou hoje. A decisão de sair foi difícil, mas a oportunidade de estudar na Califórnia e me embrenhar pelo fantástico mundo dos estudos, tecnologia e comunicação era única.

Para facilitar este processo me apoiei em algumas máximas que podem até parecer clichê, mas funcionaram: “Acredite em você”, “se você já construiu uma história de sucesso construirá outras”, “o mundo não se restringe a empresa que você trabalha”, “ao sair de um emprego deixe as portas abertas”… Foi exatamente o que eu fiz. Após muita emoção e gratidão pela belíssima homenagem de despedida e carinho dos amigos do trabalho, era hora de virar a página e apreciar o gigantesco universo, que está sempre pronto para ser explorado e nos surpreender e eu me sentia completamente preparada.

No meu caso escolhi recomeçar uma história em um outro país. Por lá ninguém me conhecia e eu também não conhecia ninguém. Um mergulho no mundo high-tech, cujo maior aprendizado foi de vida. Não se tratava mais de apenas expandir meus horizontes para o empreendedorismo, marketing, estar próxima do Yahoo, Google, Microsoft, Facebook, e-Bay…Este é justamente o foco deste artigo, em que relacionei algumas das principais lições que aprendi neste período e que também podem ser úteis para você caso esteja atravessando um momento de transição de vida ou de carreira:

Lição 1: Desapegue da empresa, do crachá, da função…what else, na Califórnia eu já não tinha cargo ou benefícios diferenciados, nem mesmo me destacava pela quantidade de prêmios que ganhei, anos de empresa ou excelentes resultados na curva formal de avaliação de desempenho; eu era eu e pronto, simples assim! Alí todos estavam no mesmo barco e precisávamos nos ajudar.

  • Lição 2: Humildade Como escolhi um estado que é considerado o

berço da inovação tecnológica, foi preciso muita adaptação, tanto de cultura, já que a Califórnia é um pólo de miscigenação, quanto de conhecimento. Era chegada a hora do salto alto dar lugar às “sandálias da humildade” e sentar para aprender.

  • Lição 3: Tenha um propósito Se você está passando por um período de transição de carreira, independente se por opção ou necessidade, busque um propósito que esteja de acordo com a sua vida, ou seja, saiba aonde você gostaria de estar daqui a alguns anos e trace metas, veja o que pode fazer para conquistar este sonho.
  • Lição 4: Expanda os horizontes Existe vida além do trabalho. Seja qual for a transição que tenha decidido ou sido levado a fazer, procure dar atenção às pessoas, afinal, são elas que realmente importam, o resto é commoditie e, se ainda não é, certamente, muito em breve será. Dê atenção aquela sua plantinha, que ficou esquecida lá no vaso, frequente aniversários de família e amigos, divirta-se, conte e ouça histórias; largue de vez a culpa da ausência e até mesmo por em algum desses momentos workaholics ter sugerido a alguém que alterasse a data da celebração do próprio nascimento por causa da sua agenda apertada de trabalho. Ainda dá tempo de comemorar!

Portanto, gostaria de te fazer um convite a refletir sobre a importância de valorizar o coletivo, mantendo seu próprio “self”. Eu, por exemplo, deixei de ser a Rosângela, executiva de comunicação de uma grande Empresa, para me tornar simplesmente alguém que representa a mim mesma, estando em pequenas, médias ou grandes corporações ou, ainda, estando aonde eu quiser. Em tempos em que muitos acreditam ou vendem fórmulas de sucesso, um grande passo para ser feliz é aceitar as mudanças como parte da vida, em que cada um reage de uma maneira. Transição é largar velhos dogmas e hábitos que já não acrescentam e buscar novos caminhos, é desafiar a si mesmo tendo o cuidado de não ferir ninguém, mas também de não se machucar. Se você chegou ao final deste textão e gostou do que leu, gostaria de dar-lhe as boas-vindas, você já começou esta incrível travessia!

Eu hoje fico por aqui. Deixe seu comentário, compartilhe a sua história e não esqueça de participar ativamente da sua vida. Na próxima semana tem novo post. Tchau!

Publicado por

VillaReal Comunicação Integrada

VillaReal Comunicação Integrada, consultoria especializada em Planejamento Estratégico de Comunicação e Clima Organizacional

4 thoughts on “Transição de Carreira: você tem que estar preparado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *