Não deixe Lautrec vermelho!

O escritor Millôr Fernandes costumava dizer que “os corruptos são encontrados em várias partes do mundo, quase todos no Brasil”. Será mesmo?”

Hoje presenciei um cena patética. Estava com uma amiga na imensa fila do MASP para vermos a exposição

“Lautrec em Vermelho”,

quando uma mulher, furando a fila, se aproximou da minha amiga pedindo para que ela comprasse um par de entradas para ela; ao que minha amiga declinou, apontando o final da fila, ela tentou novamente com o casal que estava atrás de nós, que também não concordou com aquele absurdo, afinal, todos enfrentamos aquela fila e estávamos esperando para sermos atendidos…e assim ela seguiu até conseguir com uma moça, que, mesmo aparentando certo desconforto, acabou concordando em comprar os ingressos para ela.

Moral da história, não adianta ficar pixando político, escrevendo bonito na rede e se passando por justiceiro se você também não agir “bonito”, de forma honesta e franca, tanto tendo uma atitude execrável como a da tal mulher quanto agindo como a que aceitou comprar os ingressos para ela, desrespeitando todos que estavam aguardando sua vez na fila.

Como diz o dicionário,

“Corrupção é o ato de subverter alguém  com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos”.

Já está mais do que na hora de por fim ao senso quase comum de uma natural desonestidade do brasileiro, como se fosse parte de nosso DNA… Caráter duvidoso esse fica evidenciado em atitudes pequenas como esta, em que se tenta tirar vantagens em situações do dia a dia.  Não podemos apoiar este desvio de conduta, afinal, por quê reproduzir práticas incorretas de maneira tão frequente? A minha dica no artigo de hoje é que para que usemos cada vez mais os elementos da comunicação a  nosso favor, ou seja, sendo Emissores que alertem sobre atitudes que confrontem a cidadania; por menos gente se sentindo mal por precaver quem está errado e não compactuar do erro, somente desta maneira, estaremos contribuindo para o desenvolvimento social. Receptores maduros e honestos e que possamos usar Códigos respeitosos, ou seja,  transmitir a mensagem  com clareza e confiança.

Segundo a Revista Superinteressante, a redução de 10% no nível de corrupção poderia aumentar em 50% a renda per capita do brasileiro, num período de 25 anos! Imagina, então, quantos benefícios teríamos se começássemos evitando pequenos atos de corrupção…

VillaReal Comunicação Integrada

VillaReal Comunicação Integrada, consultoria especializada em Planejamento Estratégico de Comunicação e Clima Organizacional

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