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Tirar um projeto do papel é sempre uma grande satisfação para qualquer empreendedor, isto porque, geralmente, somos chamados de sonhadores. Por experiência própria, posso garantir que o adjetivo faz jus a nossa classe, mas que sonhar com os pés no chão é a melhor solução tanto para enfrentar crises, independente de sua origem e magnitude, como para nossa auto-realização.
No artigo de hoje compartilho com vocês, a felicidade não só de conseguir lançar mais um projeto, desta vez pensado e trabalhado a 6 mãos, com as renomadas profissionais Conceição Souza e Juliane Sousa, como direcioná-lo especialmente para o público que mais cresce no Brasil na atualidade. Com vocês, a Escola Empreendedora Brasil, uma comunidade focada no desenvolvimento de cursos para que já está empreendendo ou quer empreender.
Há até bem pouco tempo imaginava-se que um empreendedor já nascia empreendedor, hoje sabemos que a realidade é bem diferente e que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas através de capacitação adequada. A Escola Empreendedora Brasil vem justamente com este propósito, de disseminar entre os empreendedores e intraempreendedores conhecimentos acadêmicos e mercadológicos para avançar nos negócios, melhorar a eficiência e saber tomar decisões mesmo frente às adversidades. E, como o assunto desta semana é empreendedorismo, eu trouxe para vocês algumas dicas que podem ajudá-los na escalada de sucesso deste caminho, que até tem volta, mas que é uma verdadeira sedução:
Planeje-se: Tudo bem que eu não concorde com o ditado popular que diz que “de boas intenções o inferno está cheio”, porque se estivesse não se chamaria inferno, mas, a verdade é que não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado para encontrar possibilidades de crescimento para seu negócio.
Estabeleça metas: Sim gente, cada passo precisa ser planejado para que as coisas não saiam do controle. Eu sei que muitas vezes falta tempo, paciência e até saber por onde começar mesmo, então, tome nota: estabeleça objetivos a curto, médio e longo prazo, pois só assim, você conseguirá mensurar seus resultados e, desta forma, ter uma visão ampla do desenvolvimento do seu negócio, e dos ajustes necessários. Também vale recorrer ao Sebrae, a sites, cursos e outras ferramentas que possam ajudá-lo a chegar ao seu propósito.
Comunique a sua marca: procure transmitir o que ela é para seus colaboradores, clientes, acionistas etc, desta forma, eles também se tornarão porta-vozes.
Mantenha uma boa rede de contatos: Como já falei por aqui, é importante participar de eventos, feiras e reuniões relacionados ao seu serviço ou produto. Ah, importante ressaltar que, ambientes informais, como “batizados”, noivados”, “casamentos” etc etc também ajudam a fazer bons contatos, tudo sempre com muito bom senso, claro.
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