
Quando se pensa em cliente qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça? Se a sua resposta foi relacionamento você já está na frente de muitos concorrentes. Isto porque, se pensarmos nos clientes como parceiros e não mero provedores do nosso negócio, a tendência será que as transações ocorram de forma natural e sustentável, ou seja, beneficiando a ambos os lados.
E, como anda a sua preocupação com os clientes já conquistados, você tem mantido contato com eles ou anda focado apenas na prospecção? Neste caso, apesar de ser importante atrair novos clientes em potencial, é preciso fidelizar os antigos, afinal fazer com que eles retornem e efetuem uma nova compra muitas vezes é mais desafiador que concretizar uma venda. Em ambos os casos, uma coisa é certa, a qualidade do atendimento é fator fundamental, responsável na maioria das vezes pela reputação da marca somada a outros fatores.
E a frequência da comunicação com seus clientes tem sido de qualidade?
Lembre-se, é fundamental prestar um bom atendimento aos clientes, primando sempre pela qualidade. Procure fazer visitas sempre que possível, responda com agilidade e precisão e utilize as palavras corretas, pois, apenas desta forma, você estabelecerá relacionamentos sólidos. Ainda em relação à comunicação, se a sua empresa está presente nas mídias sociais, não importa se através de blogs ou microblogs, como o Twitter, Facebook,YouTube, Flickr,SlideShare, Vimeo etc faça sempre postagens e trabalhe conteúdos de qualidade e que agreguem valor ao seu público. Busque informações sobre o que seus clientes gostariam de ver e atenda a esta demanda posicionando a sua marca à frente dos seus concorrentes.
Lembre-se, dentre outros fatores, para conquistar clientes é preciso entender o mercado, preparar um bom plano de ação, outro de comunicação e ter muita resiliência para não desistir, adaptando-se às mudanças. Desta forma nem a volatilidade do mercado nem o imenso volume de dados do mundo digital irão sobrecarregá-lo.
E você já parou para pensar o que está fazendo para se diferenciar perante seus clientes e concorrentes? Como já diz um grande executivo com quem trabalhei, Hilgo Gonçalves, “atrás de todo cliente tem um ser humano” que deseja ser encantado e, para isto, só há uma palavra-chave: QUALIDADE!
Um Tsuru me contou…
Fique ligado, nosso próximo post será sobre como Comunicação de Qualidade. Até mais!
Excelente texto Ro.
Obrigada Kellen! 🙂
Gosto de sua maneira simples de se expressar, de fácil entendimento, tornando a leitura agradável, que atinge a qualquer nível de leitor.
Muito bom vê-lo por aqui e muito obrigada pelos elogios! 😉