Dicas para se comunicar bem no ambiente de trabalho

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Dizem que apenas 10% dos conflitos profissionais são causados pela diferença de opinião e 90% devido ao tom de voz errado. Que o diga Donald Trump, que venceu esta madrugada Hillary Clinton na disputa à presidência dos EUA. Entre tantos outros fatores, devemos lembrar que Trump é um mestre na comunicação e Hillary, com todos os seus atributos, no quesito adequação às mídias digitais, deixou muito a desejar se levarmos em consideração as queixas dos próprios americanos no Twitter e na demais mídias sociais.

E você, já parou para avaliar a maneira como está se comunicando? nas minhas palestras falo sempre sobre a diferença entre Informação, transmitir a mensagem, para Comunicação, passar a mensagem envolvendo o interlocutor, se relacionando com ele. É claro que esta é apenas uma forma simplista para tentar definir algo muito mais complexo; a comunicação é algo tão poderoso que é capaz de abrir portas ou gerar conflitos dos mais indissilúveis, especialmente em momentos de crise dentro e fora do Brasil. E a dúvida da maioria das pessoas é sempre a mesma: afinal, como se comunicar com eficiência no ambiente de trabalho?

O desafio é grande, mas é possível aprimorar a comunicação, fazendo com que seu interlocutor entenda, absorva e “compre” as suas ideias. Divido aqui com vocês algumas dicas que costumo compartilhar com meus alunos e público em geral e que podem ajudá-lo a dar uma impulsionada na sua carreira e até na sua vida:

– Ouça, olhe nos olhos e desenvolva a empatia com seu interlocutor: antes de falar, fazer suas considerações ou mesmo responder algo, procure escutar; considere visão do outro, suas expectativas, necessidades e interesses. Olhe nos olhos para que o outro se sinta parte da conversa e evite responder por impulso ou antes do interlocutor concluir seu raciocínio.

– Gerencie suas emoções: Importante ficar atento nas relações de trabalho e manter o equilíbrio emocional. Procure saber quais são os gatilhos que ativam suas emoções mais intensas, o que te deixa feliz, te causa causa raiva etc, assim, será mais fácil se relacional. Faça o mesmo exercício observando os gatilhos emocionais dos outros, assim, poderá evitar conflitos.

– Exponha sua opinião/ideia: Quando estiver em uma reunião ou mesmo conversando com colegas de trabalho, exponha suas ideias pontualmente e aos poucos. Faça isso apenas quando tiver convicção sobre o seu ponto de vista ou consideração.

Evite gírias e neologismos: a não ser que o seu ambiente de trabalho permita e até incentive este tipo de linguagem devido ao serviço e/ou público, deixe o “Pô”,  Né”, “tipo isso” de lado, e busque um vocabulário que gere mais credibilidade. Não precisa ser Machado de Assis, mas também não precisa ser tão informal.

– Mídias Sociais: Lembre-se que Linkdlin,facebook, whatsapp, twitter e todos os outros canais são a extensão da sua comunicação fora do ambiente de trabalho e que você está sendo observado por todos que o acompanham. Seja você mesmo, procurando manter coerência entre o seu comportamento do dia a dia e seus posts, artigos, fotos etc.

Outra dica muito legal que aprendi na época que era estagiária foi a de não responder a emails com a cabeça quente, especialmente os de trabalho. Um truque que funciona muito bem para mim é redigir a mensagem, minimizá-la e ir tomar um café, fazer outras coisas; desta forma, consigo colocar para fora o que sinto e depois acabo deletando o email, ficando a experiência para evitar que a situação volte a ocorrer. Mas tome cuidado, especialmente se você é estabanado, pois, neste caso, corre o risco de enviar sem querer e aí sim a comunicação pode ficar ainda mais truncada.

Bem, eu hoje fico por aqui. Deixe seus comentários e sugestões. Se este post te ajudou a esclarecer dúvidas,  passe lá na nossa página do face e dê um like! Até a próxima semana! https://www.facebook.com/villarealcomunicacao/?fref=ts

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VillaReal Comunicação Integrada

VillaReal Comunicação Integrada, consultoria especializada em Planejamento Estratégico de Comunicação e Clima Organizacional

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