Networking: a ferramenta mais poderosa da comunicação

Foto By Manu Wiedemann

Esta semana vou falar de um tema em evidência e que, ao longo da minha carreira em comunicação e, porque não dizer de toda a minha vida, tem sido fundamental na construção dos meus melhores relacionamentos e é parte fundamental quando falamos de Arquitetura da Comunicação, categoria empresarial que propõe construir a ‘casa’ dos sonhos dos clientes, por meio de uma comunicação estratégica que dê voz às pessoas, desenhando a cultura de uma organização. De acordo com a Wikipédia, a palavra – união dos termos em inglês “Net” (rede) e “Working” (trabalhando) – significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será sua possibilidade de conseguir obter informações, adquirir novos clientes, prospectar e até mesmo mudar de emprego.

Mas e você, já parou para pensar que tipo de relacionamentos tem feito ou mantido e que estratégia adotará para 2017, afinal o novo ano já está batendo à porta? Há uma troca real entre você e as pessoas com quem têm se relacionado ou elas andam sugando seu tempo e energia e/ou você a delas? Vale esclarecer que Networking vai muito além de ir a eventos, reuniões, cafés, almoços, cursos, conhecer dezenas de pessoas por semana ou ainda “arremessar” seus cartões de visitas sem sequer olhar no olho de quem o está recebendo (tema de outro artigo que já escrevi por aqui http://villarealcomunicacao.com.br/blog/hora-de-reinventar/), estamos falando de relacionamentos consistentes, duradouros, de ajudar o outro no que ele precisa para aí sim, como diriam as nossas avós: “colhermos aquilo que plantamos!”.

Se por um lado este tipo de trabalho não é rápido, nem simples, uma vez que temos o grande desafio de administrar cotidianamente o nosso tempo, por outro, trata-se de algo fácil, visto que você vai precisar apenas girar o “botão da comunicação” para o lado correto.

Comece o Networking conhecendo seu público-alvo, sabendo o que ele deseja e como você pode ajudá-lo. Além disto, preocupe-se em construir a sua marca, tornando-se uma referência dentro da sua especialidade, desta forma as indicações virão automaticamente. Quem me conhece sabe o valor que dou à autencidade e não sou apenas eu, num mundo que, sabe-se lá porque, tem seguido uma tendência de imitar um ao outro, destaca-se quem é original e mantém a sua essência. Então, não tente aparentar ser quem você não é, afinal, as pessoas não são burras e mais cedo ou mais tarde podem acabar se decepcionando se perceberem que foram enganadas. Sinceramente, todas as vezes que me relacionei com alguém, me interessando genuinamente pelo que esta pessoa fazia e vice-versa, o retorno foi muito positivo, vale experimentar esta comunicação verdadeira.

No Networking também é preciso ficar de olho no próprio comportamento e atitudes para poder avaliar se você realmente tem aumentado a sua rede de relacionamentos, presencial (porque nada substitui a veracidade do olho no olho) e online, afinal, a Internet também pode ser grande aliada na construção de relacionamentos. Use as redes sociais ao seu favor, Facebook, LinkedIn, Instagram, Snapchat e todos os outros canais podem ser muito úteis para fortalecer suas conexões. Uma outra dica é ter seus objetivos bem-mapeados e saber que pessoas seriam interessantes conhecer para chegar aonde você deseja. Eu, particularmente, sempre faço isto, o que evita que eu desfoque das minhas metas e invista tempo e energia com as pessoas certas ou, ao menos com o perfil semelhante e superfunciona.

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VillaReal Comunicação Integrada

VillaReal Comunicação Integrada, consultoria especializada em Planejamento Estratégico de Comunicação e Clima Organizacional

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