Dicas para construção de um planejamento estratégico

Comunicação alinhada traz resultados efetivos
Comunicação alinhada traz resultados efetivos

Como comentei por aqui, na última realizei no Rio de Janeiro o primeiro encontro do Grupo Nacional Colegiada de Mulheres Empreendedoras, cujo objetivo é empoderar as empreendedoras, através da informação e, desta forma, aumentar sua participação nos espaços de poder e decisão. O evento foi muito proveitoso, em breve divulgarei os resultados baseados na pesquisa feita com todas as participantes. Vale ressaltar que contabilizamos a entrega de 86 brinquedos doados para o projeto Roda de Brinquedo, que está tornando especial o Natal de mais de 5.000 crianças em todo Brasil. http://www.rodadebrinquedo.com.br.

Na ocasião, que contou com as palestras “Comunicação Mobile”, com Valdireni Alves, “Empoderamento Feminino”, com Adriana Ribeiro; além de um painel de entrevistas com as idealizadoras do Reinventar Jornalistas RJ Rosayne Macedo e Malu Fernandes, falei sobre como desenvolver habilidades de comunicação (tema do artigo da próxima semana) e, sobre o assunto do Blog desta semana, com dicas para construir um planejamento estratégico, fundamental para passar uma boa imagem institucional de qualquer empresa e possibilitar uma comunicação mais clara, com maior entendimento e sinergia entre empresa, clientes e funcionários. A seguir listei algumas dicas essenciais para que seu negócio possa brilhar em 2017:

  1. Tenha Missão, Visão e Valores bem definidos
  • Missão: trata-se do propósito, finalidade da sua empresa.Ex de Missão: 

Facebook: Conectar todas as pessoas

  • Visão: representa um estado futuro para a organização. Ex de Visão

Apple: Mudar o mundo através da tecnologia

  •  Valores: são princípios, crenças, que servem de guia. Ex de Valores

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2. Estabeleça as metas: este é ponto de partida do planejamento e deve estar diretamente relacionado à missão da empresa. Avalie ainda que ferramentas possui para isto e em quais prazos deve ser realizado.

  • Exemplos de Metas em diferentes empresas/momentos:                                            – Dobrar o número de visitas de clientes mensalmente dentro de três anos                – Aumentar o ticket médio em 11% até o final do ano                                                – Aumentar em 100% o faturamento bruto do negócio dentro de dois anos

3. Identifique seu público: responda a questões básicas, como qual o público com o qual se deseja conversar? Quais são os melhores caminhos para chegar a este público e atingir seus objetivos? O que eles desejam saber sobre o meu produto/serviço? etc

4. Direcione seu Orçamento, ou seja, tenha claro o seu planejamento estratégico em números.

5. Monitore e Avalie os resultados: a partir do controle do planejamento, é possível monitorar e avaliar os resultados da sua estratégia; modificando ou mantendo as ações que trouxeram bons ou maus resultados.

É claro que esses são apenas alguns passos para realização do planejamento estratégico de sua empresa. Para baixar um arquivo completo, eu indico o site do Sebrae, que me apoia no Grupo Nacional Colegiada de Mulheres Empreendedoras, lá eles disponibilizam um modelo completo de planejamento. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/como-elaborar-um-planejamento-estrategico,854836627a963410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Gostou do artigo? Participe, deixe seu comentário, sugestão e dicas. Até a próxima semana. Um abraço!

 

 

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VillaReal Comunicação Integrada

VillaReal Comunicação Integrada, consultoria especializada em Planejamento Estratégico de Comunicação e Clima Organizacional

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