Comunicação para aumentar o engajamento de seu negócio no Facebook e outras mídias

Empreendedorismo e Comunicação
Empreendendo em São Paulo

Esta semana realizei mais um encontro da Colegiada de Mulheres Empreendedoras, grupo nacional de empoderamento femininio através da informação,apoiado pelo Sebrae; desta vez o café aconteceu no Rio de Janeiro e sob o tema “Vamos virar o Jogo”, convidando as cariocas a participarem ativamente dos espaços de poder e decisão no estado. Boa parte do tempo do nosso evento, realizado na Associação Comercial Rio, focou em comunicação e em algumas de suas inúmeras vertentes (vou contar mais detalhes sobre este evento no blog da próxima semana). Como muitas empreendedoras vieram me perguntar e estão enviando e-amails pedindo dicas de como usar a comunicação para aumentar o engajamento de seu negócio no Facebook e em outras mídias, este será o tema do blog esta semana.

Você já deve ter notado que uma série de fatores podem contribuir (ou não) para tornar a sua página de negócios e até mesmo a sua fanpage pessoal do Facebook mais atrativa aos visitantes. Como sempre digo aos meus clientes, não existe uma fórmula para aumentar as curtidas, compartilhamentos ou comentários, pelo menos eu ainda não descobri mesmo participando de dezenas de eventos e cursos em diferentes locais do Brasil; o que existem são maneiras de tornar a comunicação de sua página mais interativa e atraente. Eu hoje vou dividir com vocês algumas delas, que eu considero fundamentais e têm ajudado tanto no meu próprio posicionamento de marca com a VillaReal Comunicação quanto nos business dos meus clientes.

  1. Faça posts criativos: como também reforcei na minha palestra, o primeiro passo é saber qual o seu público, para quem você está falando, e, a partir disso, criar posts que sejam do interesse dele. Desta maneira, você conseguirá atrair usuários para a sua página e, com isto, gerar mais curtidas e até compartilhamentos, o que é muito legal, já que trata-se de uma oportunidade do nome da sua empresa e até o seu reverberar para pessoas que você nem imaginaria alcançar.
  1. Uso de Imagens: também costumo orientar meus clientes a usarem o conteúdo visual como trunfo para ganharem a atenção do usuário. O mais indicado, neste caso, é usar imagens expressivas, bonitas e que façam os seus fãs pararem e prestarem atenção no que você tem a dizer em meio a dezenas de outros posts que, fatalmente, concorrerão com o seu e passarão pela timeline deles. Então, é só usar o bom senso e ter empatia com o público a quem o post está dirigido. Reforço, é fundamental saber com quem você está falando e o que deseja comunicar para que essas e outras dicas funcionem.
  1. Vídeos: o Facebook possui uma média de 1 bilhão de visualizações de vídeos por dia e os smartphones estão ganhando cada vez mais espaço. Com isso, é essencial subir vídeos na plataforma para posicionar a sua marca. Como a jornalista e apresentadora de TV Valdireni Alves falou em sua palestra da Colegiada de Mulheres Empreendedoras, o ideal são vídeos curtos com dicas, depoimentos, coberturas de eventos etc
  2. Conteúdo: como o próprio Facebook se auto-intitula uma rede de relacionamento, não basta apenas publicar conteúdo, é importante provocar o usuário positivamente para que ele interaja. Então, a minha dica para aumentar o engajamento da sua página é conversar com o seu público, fazer enquetes, pedir opinião, sempre com conteúdos relacionados tanto ao seu público quanto ao seu negócio. Além disso, responda sempre às perguntas com rapidez, pois a interação no Facebook é instantânea. Coisa que eu aposto que irrita a qualquer um é não ter suas questões respondidas. Clientes ou não, nós seres-humanos gostamos de atenção e respeito.

4. Sorteios: dependendo o negócio, este é um tipo de ação que funciona bem, pois acaba se espalhando rápido pela rede devido às curtidas e compartilhamentos que as pessoas fazem do sorteio. Pode ser uma boa maneira para começar a deixar a sua página mais conhecida e também para conhecer novas empresas, pessoas e/ou grupos

5. Depoimentos: Também gosto de compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos com o meu trabalho, afinal, isto traz credibilidade e ainda é um conteúdo interessante para apresentar um serviço/produto de uma forma mais interativa e humana.  Melhor do que você ficar falando na rede o quanto você é bom, é alguém depor o quanto você é realmente um profissional diferenciado. Isto engradece a quem lê e a quem escreve!

Esta semana eu fico por aqui, mas tem muito mais dicas simples de comunicação que podem ajudá-lo no seu posicionamento de marca e nas suas vendas. Espero que você tenha gostado do artigo. Deixe a sua opinião, compartilhe suas experiências e o artigo.

Até a próxima semana! 

 

Publicado por

VillaReal Comunicação Integrada

VillaReal Comunicação Integrada, consultoria especializada em Planejamento Estratégico de Comunicação e Clima Organizacional

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