Como construir uma marca forte e se tornar top of mind

Comunicação alinhada traz resultados efetivos
Comunicação alinhada traz resultados efetivos

Ao longo dos meus 20 anos de carreira no mercado de marketing e, mais recentemente, com a arquitetura de comunicação, uma das principais perguntas que ouço é sobre “brand”, ou seja a construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado, seja ela de um negócio ou mesmo de pessoas.

O meu primeiro conselho se você quer que a sua marca ganhe o coração do consumidor é pensar estrategicamente.  Faça um planejamento, estabeleça metas e construa algo que realmente atenda as expectativas dos seus clientes. Lembre-se que quanto mais próxima a sua marca for do consumidor, melhor será sua experiência, afinal, para a estratégia de comunicação ser eficaz para o seu negócio, o consumidor deve se interessar por ele e conseguir encontrá-lo.

Na busca por ser Top Of Mind dos clientes também é importante definir um posicionamento, ou seja, o motivo pela qual a sua marca existe, quais são seus diferenciais, que conjuntos de atributos de você quer e tem para entregar. É necessário ainda pensar um nome interessante, de preferência fácil de pronunciar, escrever e lembrar, reúna amigos e família e use a sua criatividade, faça brainstorming (“tempestade de ideias). Crie um logotipo que combine com seu propósito, tenha cores alinhadas ao seu público e transmita o que você deseja passar sobre a sua empresa.

Pela minha experiência, uma marca forte e que cause lembrança depende muito mais de planejamento, estudos, persistência e “olhar de dono” do que necessariamente de grandes investimentos em mídia.  

Vale ressaltar que o planejamento é fundamental não apenas para marcas, como para vendas, comunicação etc. Como sempre digo nas minhas palestras e consultorias, a comunicação sozinha não faz milagre, não garante 100% de visibilidade da marca, para isto, é preciso mais, é necessário que o alinhamento entre a marca e a empresa esteja muito bem estruturado. Se você ainda não está convencido de que a marca é o ativo mais importante de uma empresa e por este motivo deve ser gerenciada de forma inteligente, gerando identificação, diferenciação e valor, inspire-se no Google, que este ano superou a Apple, tornando-se a marca mais valiosa do mundo, com valor estimado em 229,2 bilhões de dólares.

Eu hoje fico por aqui. Deixe seu comentário, compartilhe a sua opinião, dicas e participe, você é muito bem-vindo neste espaço de trocas de informações. Até a próxima semana.Tchau! 

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VillaReal Comunicação Integrada

VillaReal Comunicação Integrada, consultoria especializada em Planejamento Estratégico de Comunicação e Clima Organizacional

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