Culture Audit: Sua empresa está preparada para o topo?

Você já sonhou em transformar sua empresa em um dos lugares mais desejados para se trabalhar no Brasil? Essa é a aspiração de 9 em cada 10 organizações que atendemos. Mas, alcançar esse objetivo vai além da sonhada certificação GPTW. Bora desvendar o mito?

A certificação é só o começo. Ela abre as portas para um processo ainda mais profundo: a avaliação #GPTW, que a leva ou não ao reconhecimento como uma das Melhores Empresas para Trabalhar. É nesse momento, após ser certificada que a organização precisa apresentar com detalhes o seu perfil cultural por meio do #CultureAudit (tbem conhecido como book de práticas), que consta todas as ações e políticas que comprovam como esta empresa vive e respira uma cultura saudável. Se aprovada, aí sim, recebe a grande premiação do ranking.

3 Conselhos para um Culture Audit Excepcional

Então, agora que vc já entendeu a importância do seu #CultureAudit, que deve refletir os esforços contínuos da sua organização para se tornar/permanecer um #GreatPlaceToWork, vamos às primeiras 3 dicas de alguém, como eu e minha equipe, que já fazemos o relatório de grandes empresas (entre as 15 melhores rankeadas) há alguns anos, começando lá atrás, pela #losango, “quando tudo ainda era mato”:

  1. Priorize qualidade em relação à quantidade. O seu foco não deve ser no ranking, mas, em, de fato, criar/manter um ambiente de bem-estar e saudável para os funcionários. Os prêmios serão consequência de um trabalho dedicado às pessoas.
  2. Tenha Responsabilidade: Social, Ambiental, Econômica e esteja atenta a questões de inclusão e diversidade, fundamentais para o planeta.
  3. Antes de responder o questionário de 6 perguntas, a empresa deve procurar ouvir e ser ouvida. Compartilhe seus pensamentos com colegas e entenda como cada um pode contribuir.

O trabalho de #CultureAudit que fazemos vai muito além da escrita, é um diagnóstico único e preciso, uma exploração holística e profundamente humana, que mergulha na alma das organizações. Não é sobre números ou colocação, mas, sobre pessoas.

Uma Jornada muito além dos KPIs

Enquanto ainda tem muita gente arranhando a superfície, concentrando-se apenas em KPIs facilmente mensuráveis do Book, nós nos aprofundamos, vamos além das métricas tradicionais para explorar áreas muitas vezes negligenciadas — como o DNA Organizacional, diferenciais de mercado, inovação, considerando muito mais as PESSOAS do que a tecnologia — ou seja, nos comprometemos a entender o que, de fato, torna o seu #ecossistema único, com uma lista de verificação abrangente que nos permite adaptar nossas estratégias às necessidades específicas de cada organização que atendemos. O resultado? Insights que unem visão, estratégia e cultura, auxiliando nossos clientes a construírem um ambiente de trabalho de alto desempenho, resiliente e inclusivo.

Entender a cultura de uma empresa é como usar uma bússola para navegar pelos seus valores e crenças, mergulhando na essência do seu ambiente de trabalho. É muito mais do que estampar a declaração de missão ou os valores na parede, mas, de entender como as organizações se envolvem ativamente com os funcionários em todos os níveis para reunir insights autênticos sobre suas experiências e comportamentos.

Neste sentido, nosso papel aqui na Consultoria tem sido garantir que as culturas dos nossos clientes não sejam apenas articuladas e bem escritas no book, como genuinamente vividas. No pré-working da nossa metodologia mobilizamos os clientes (incentivando a honestidade do início ao fim do processo) e, desta forma, conseguimos juntar dados quantitativos e captar o verdadeiro sentimento de pertencimento dos colaboradores. Outra característica do nosso trabalho na produção do #CultureAudit é promover o diálogo aberto, buscando avaliar as histórias e símbolos que são celebrados dentro das organizações e entendendo o que é realmente valorizado naquele ambiente, o que, ao longo dos nossos anos de experiência, tem gerado tanto feedbacks, quanto materiais valiosos.

Na nossa metodologia procuramos saber quem são os protagonistas da organização, que histórias de sucesso essas pessoas e empresa contam, elas, de fato, colocam as pessoas no centro de tudo…Também procuramos entender como são as interações no local de trabalho, como os funcionários colaboram para resolver os problemas, se existe espírito de equipe ou competição exacerbada… se a empresa alinha sistemas, processos e estilos de liderança para nutrir a cultura desejada etc…

Narrativa e Ação: Cultura que impulsiona para o Sucesso

Uma cultura autêntica é um organismo vivo que pode atrair talentos, impulsionar o engajamento e, em última análise, impactar o sucesso dos negócios. Obter uma compreensão profunda da cultura da sua empresa não é apenas saber o que ela é hoje, como, também moldar o que ela será amanhã. A jornada para esta clareza deve ser contínua, pois, desconheço outra forma capaz de transformar sua organização de dentro para fora efetivamente.

Uma boa narrativa não só revela muito sobre a cultura de uma empresa, como pode ajudá-la em sua tomada de decisões. Então, se você trabalha numa organização que deseja fazer parte do ranking de #MelhoresEmpresasparaTrabalhar, reserve um momento para fazer essas reflexões e pensar não apenas em troféus, mas em impulsionar todo um ecossistema. Se precisar de ajuda ou quiser bater um papo sobre o assunto, estou por aqui.

Oi, eu sou a Rô Villa-Real, Jornalista & Estrategista de Comunicação e Cultura. Autora do Método Personal Branding 360®| Tenho como missão ajudar as Empresas e Líderes criarem culturas de alto desempenho que são profundamente humanas e, desta forma, se conectarem c seus stakeholders🌍 Eu sou inovadora e só trabalho para empresas e pessoas que querem causar um impacto real em seu setor.

“Ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”

A cérebre frase de Carl Jung cai como uma luva para os dias modernos, em que a tecnologia e a falta de contato pessoal parecem ser o que há de mais cool no momento.

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”,

Ontem, conversando com duas clientes, uma em reunião presencial e outra por conference, ambas me falavam que estão muito satisfeitas com o trabalho que estamos fazendo de reposicionamento de marca e, que através dele, estão conseguindo revisitar sonhos antigos e produzir, bem como negociar, com muito mais confiança. Se por um lado, feedback ruim é bom para nos fazer pensar, por outro, quando a devolutiva é boa e se tem maturidade para administrar o ego, trata-se de um presente inspirador. Continuar lendo “Ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”

Pão, água e comunicação!

Rô Villa-Real

Conversando com um amigo que também é da área de comunicação e marketing ele elogiava a empresa para a qual está trabalhando:

Olha Rô, eu tô gostando muito de lá , tenho liberdade para criar, a liderança é próxima, os processos bem desenhados e, mesmo estando há 40 anos no mercado, a cia tem uma enorme capacidade de inovação. Nosso desafio é constante, precisamos estar antenados.

De fato, hoje as coisas acontecem muito rapidamente, o que você achava que era inovador ontem e destacava seu serviço/produto ou até você mesmo no mercado, outro competidor já copiou. E lá vai você em busca de novo diferencial… mas tem uma coisa que seus concorrentes não podem copiar: sua gente, seu modo de agir, seu propósito… resumindo, a cultura interna de sua empresa.

E este tem sido o diferencial de grandes players nos últimos anos. Empresas admiradas e respeitadas pelos clientes, como o Facebook e a Amazon, por exemplo, Continuar lendo Pão, água e comunicação!

“Traz Bombril”

Quase 7h da noite… eu num superengarrafamento voltando de uma reunião e fazendo uma lista mental de tarefas do dia seguinte porque a bateria do celular está no final, quando recebo uma ligação que fortalece a minha crença do poder de uma marca, seja ela de produtos, serviços, pessoal…

Do outro lado da “linha” (usando uma expressão assim bem retrô e provocativa mesmo), meu namorado diz que passou no mercado a caminho de casa e pergunta se quero algo…como amanhã é dia de faxina, falo rapidamente uns 5 ou 6 produtos que me vêm à mente, entre eles…“Bombril”. Como ele é gringo, não entendeu do que se tratava assim logo de primeira (nem de segunda…) e, antes que eu pudesse explicar, a bateria acabou. Já havia me dado por vencida, quando, ao chegar em casa, me deparei com o bendido pacotinho amarelo e vermelho na sacola. Meu namorado me contou que repetiu para o funcionário do mercado o que achava que havia escutado e que, prontamente, foi ajudado; logo em seguida me questionou porque eu não havia sido direta e pedido esponja de aço. Daí, eu expliquei para ele que aqui no Brasil chamamos assim e que todos entendem; como ele também é de marketing, Continuar lendo “Traz Bombril”

Os desafios de Inovar na Comunicação

Uma das consequências da revolução digital foi que praticamente todas as empresas ganharam a possibilidade de se comunicar. Ter uma página no Facebook, Instagram, Linkedln, um blog ou um site, por exemplo, não é mais privilégio de poucos.  E essas inovações tecnológicas não estão relacionadas apenas ao mercado e aos consumidores, mas também aos colaboradores, uma vez que as novas ferramentas também acabaram transformando a maneira das empresas se comunicarem internamente, tendo que reinventar a sua forma de trabalho, seus processos, comportamentos e, especialmente, a maneira de se relacionar.

Se há até bem pouco tempo os principais canais de comunicação com os colaboradores eram a Intranet, os E-mails marketing, Wall Paper nas telas de computadores, Jornal Mural, Revistas,Tvs e Rádios corporativos via satélite, atualmente, há diversas outras opções para circulação de informações e interatividade, como o SMS, Whatsapp, Webcast, Webinar, E-books, Games Empresariais e Redes Sociais Internas, como, por exemplo, o Workplace, plataforma social totalmente voltada para empresas, lançada no final do ano passado pelo Facebook.

Neste cenário um dos grandes desafios da área de comunicação interna Continuar lendo Os desafios de Inovar na Comunicação

Seja mais eficiente e deixe de mimimi

Gosto muito da definição simplista do Google sobre Eficiência; segundo pesquisa no oráculo da empresa de Larry Page e Sergey Brin Eficiência é fazer certo as coisas! E num ponto todos hão de concordar, trata-se de uma característica positiva e que deve ser condição sine qua non no perfil dos profissionais que desejam obter sucesso em suas áreas de atuação. Para tanto, algumas qualidades são essenciais, como estabelecer metas e prioridades, ser proativo, organizado, comprometido, pontual, criativo entre outros hábitos que podem ajudá-lo a cumprir seus objetivos.

Esta semana a minha dica é sobre como verificar se você está sendo realmente eficiente na busca de seus objetivos profissionais. Papel e caneta na mão para responder a algumas perguntinhas, fazer esta reflexão e, é claro, partir para ação, afinal, o que está faltando para você se tornar mais eficiente?

  1. Você já definiu suas metas?
  2. Enumere possibilidades de como atingir Continuar lendo Seja mais eficiente e deixe de mimimi

“Se você está atravessando o inferno, bem, continue atravessando”! Editar artigo

 

28 de agosto de 2017. Acabo de chegar em casa e vejo no jornal que o desemprego não está dando trégua e segue aumentando a cada dia. Daí, automaticamente, me vem à memória, uma matéria que li há pouco tempo no Brasil Econômico, que diz que o empreendedorismo teve crescimento de 20% em abertura de empresas. Neste caso, qualquer semelhança não é mera coincidência (como vemos nos letterings da novelas), e sim reflexo da economia. Como a “roda” precisa girar, tem muita gente optando por abrir seu próprio negócio como saída para superar a crise.

Acho muito válido buscar alternativas, afinal, além de SOBREVIVER, todos nós temos que VIVER Como empreendedora por opção, gostaria de dividir algumas verdade e mitos que aprendi sobre o assunto desde que deixei de ser celitista para estudar no Vale do Silício:

VERDADES

– Não existe empreendedorismo sem comprometimento e muita determinação; são 10% de inspiração de 90% de transpiração, é mão na massa mesmo.

– Ser empreendedor é assumir riscos, assumir a responsabilidade pelas suas decisões (muitas vezes sozinha, que é o meu caso), sempre com muita ponderação antes da tomada de decisão.

– Ser empreendedor é não se prender às definições de sucesso da maneira frívola usada pela grande maioria; Fiquemos com o bom dicionário Aurélio, que define sucesso como “Êxito, bom resultado”! Não fique criando expectativas relacionadas à fama e aos milhões que seu negócio podem te trazer, assim, você estará no lucro quando as coisas acontecerem!

MITOS

– Vou trabalhar muito menos que antes: Ahhh, mas não vai mesmo, Continuar lendo “Se você está atravessando o inferno, bem, continue atravessando”! Editar artigo

Não tenha medo do Linkedlin

 

Segundo o IBGE, o desemprego no Brasil já atinge mais de 13,5 milhões de pessoas. Todos os dias eu ouço de amigos a mesma queixa:

“Tenho participado de alguns processos seletivos, mas não recebo retorno de nenhum”.

Apesar de não compactuar nem um pouco com este tipo de comportamento dos empregadores/consultorias de seleção, que deixam as pessoas ansiosas, esperando e sem respostas, a minha dica para quem está buscando reposicionamento é que se movam por todos os lados, inclusive por meio desta importante ferramenta. Se bem usado, o Linkedln pode ser uma poderosa rede de contatos profissionais, então, não subestime a plataforma, mas também não tenha medo dela, capriche na sua participação, como já dizia um ex-chefe que tive, mãos a obra:

  1. Não tenha MEDO, tenha BOM SENSO: Independente do seu objetivo no Linkedln, se está procurando um emprego, quer aumentar a sua rede de relacionamentos ou até mesmo se você representa uma startup ou um grande player de mercado, tenha um perfil profissional claro (se você já faz parte da rede, lembre-se de mantê-lo atualizado), com informações completas, português correto e uma boa foto. Este mix te ajudará a causar uma primeira boa impressão tanto para quem visita o seu perfil quanto para seus amigos que já utilizam a palataforma.
  2. Certifique-se também que seus contatos estejam claros, em área visível e procure responder a questões básicas sobre o seu perfil, como: “Quem é; quais são seus principais Skills (o que faz, quais suas habilidades, atitudes comportamentais que merecem destaque); o que você gosta de fazer (que áreas têm interesse); principais resultados obtidos em sua carreira, principais competências etc
  3. Amplie sua rede de contatos: Linkedln é a maior rede profissional do mundo, como diz o próprio slogan da marca, então, aproveite os recursos da ferramenta para localizar pessoas conhecidas e receber indicações de contatos. Analise a sua rede e veja se há alguém que pode ajudar a estabelecer conexões com quem você deseja falar pontualmente ou mesmo manter contato.

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“Sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo”! Churchill

Se eu tivesse que definir em uma só palavra o fator principal de sucesso profissional, ela seria AUTOCONHECIMENTO. Acredito, que só se conhecendo muito bem uma pessoa pode definir com convicção seus objetivos de vida e carreira, traçar estratégias e correr atrás de seus sonhos.

Para vencer você precisa saber quem é, que valores carrega e unir-se a pessoas que compartilhem desta mesma filosofia. Como já diria a minha avó:

“Quem anda com porcos farelo come”.

Temos que cuidar melhor da nossa individualidade, apreciar e explicitar aquilo que pensamos e gostamos.

É feio ser “Maria vai com as outras”

Nem sei porque este comportamento leva o nome de uma mulher, já que gênero neste caso é indiferente, eu mesma conheço um monte de “João vai com os outros”…

Evitemos o efeito manada, em que Continuar lendo “Sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo”! Churchill

Não deixe Lautrec vermelho!

O escritor Millôr Fernandes costumava dizer que “os corruptos são encontrados em várias partes do mundo, quase todos no Brasil”. Será mesmo?”

Hoje presenciei um cena patética. Estava com uma amiga na imensa fila do MASP para vermos a exposição

“Lautrec em Vermelho”,

quando uma mulher, furando a fila, se aproximou da minha amiga pedindo para que ela comprasse um par de entradas para ela; ao que minha amiga declinou, apontando o final da fila, ela tentou novamente com o casal que estava atrás de nós, que também não concordou com aquele absurdo, afinal, todos enfrentamos aquela fila e estávamos esperando para sermos atendidos…e assim ela seguiu até conseguir com uma moça, que, mesmo aparentando certo desconforto, acabou concordando em comprar os ingressos para ela.

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